De acordo com informações oficiais da Polícia Federal em Altamira, foi deflagrada na manhã desta quarta-feira, 21, a Imperium Fictum.
A finalidade da operação foi reprimir uma organização criminosa especializada em fraudes fundiárias, grilagem de terras públicas da União e lavagem de dinheiro (capitais) no Pará.
Justiça Federal
Expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária paraense, a ação resultou no cumprimento de 39 mandados de busca e apreensão e nove de prisão preventiva.
Segundo a PF, as medidas judiciais visam desarticular a estrutura financeira da organização criminosa, preservar o patrimônio público e salvaguardar a integridade do sistema registral fundiário.
Oito estados e DF
Os mandados foram cumpridos, além do Pará, em Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul e Brasília, Distrito Federal.
Crimes
Os investigados poderão responder, entre outros, pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, uso de documento falso, grilagem de terras públicas, lavagem de dinheiro e fraude contra o sistema financeiro nacional.
Com informações e imagens Ascom-PF/PA