Pará é referência nacional em regularização fundiária

15/05/2025 07:50
Pará é referência nacional em regularização fundiária

O estado do Pará está se consolidando como referência nacional em regularização fundiária. Desde 2019, o Governo do Estado entregou mais de 37 mil títulos de terra, tornando-se o estado que mais promove regularização fundiária no Brasil.  Os dados foram divulgados em reportagem da revista Veja.


Mais de 5 mil títulos foram distribuídos apenas no primeiro trimestre de 2025, que foram emitidos em um processo tecnológico mais ágil. Segundo a Veja, a emissão do título leva cerca de 40 dias.


O avanço é conduzido pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa), que atingiu uma média de mil títulos definitivos por mês.  


A regularização fundiária no Pará vem rompendo com décadas de informalidade, transformando um desafio estrutural em oportunidade de desenvolvimento, inclusão social e fortalecimento da produção sustentável.


As ações em prol da regularização fundiária no estado estão em conjunto com ações pela proteção ambiental, por meio de parcerias com instituições da Amazônia.


A Cota de Proteção Ambiental (CPA), permite que produtores e empresas adquiram junto ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), cotas equivalentes a hectares de áreas protegidas.


Créditos da imagem: Agência Pará.

YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356 

Mais matérias Amazônia