O Pará é um dos estados brasileiros que recebeu reconhecimento internacional como zona livre de aftosa sem vacinação. O prêmio foi entregue no Fórum de Saúde Animal da 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em Paris, na França.
Com o segundo maior rebanho nacional, com mais de 26 milhões de cabeças de gado, o Pará deixou de vacinar seus animais contra a febre aftosa há um ano e substituiu a vacina por uma vigilância com critérios de risco e em parceria com o produtor rural no dia a dia, garantindo a sanidade do rebanho.
O reconhecimento permite abertura de mercados exigentes para a carne, como o Japão e os Estados Unidos. É um marco histórico para a economia paraense.
Mesmo com o reconhecimento, a vigilância permanece essencial. Países europeus como Alemanha, Hungria e Eslováquia registraram surtos de febre aftosa, neste ano de 2025, o que reforça a importância da manutenção rigorosa das ações de controle sanitário.
O Fórum de Saúde Animal, dedicado às vacinas e vacinação, promove discussões aprofundadas sobre avanços recentes e os desafios atuais relacionados ao desenvolvimento de vacinas, obstáculos regulatórios, restrições logísticas e aspectos comerciais.
Com informações e imagem: Agência Pará.
YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356