Região Norte possui maior população em desertos alimentares, afirma estudo

29/05/2025 14:00
Região Norte possui maior população em desertos alimentares, afirma estudo

Um estudo publicado na Folha de S. Paulo nesta quinta-feira, 29, afirmou que parte da população está vivendo em desertos alimentares,ou seja, áreas de baixa disponibilidade e acesso a produtos minimamente processados ou in natura, como frutas, legumes e verduras.


Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social obtidos pela Folha, as cinco cidades mais impactadas pelo problema são Manaus (com 52,5% da população em desertos alimentares), Belém (47,2%), Rio de Janeiro (45,3%), São Luís (42,3%) e Palmas(38,8%).


Por outro lado, a presença de pântanos alimentares —locais de fácil acesso a ultraprocessados— é reduzida: apenas 3,1% da população vive nessas condições em Manaus, 7,7% em Belém, 11% em Palmas e 10,8% em Macapá.


Na região Norte, há quatro de suas sete capitais com mais de 30% dos habitantes em áreas com escassez de alimentos nutritivos.


Segundo o especialista, além das limitações geográficas, há barreiras socioeconômicas que tornam a população de baixa renda mais suscetível à obesidade, já que ultraprocessados costumam ser mais baratos do que alimentos in natura.


Créditos da imagem: Agência Brasil.

YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio

Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356

Mais matérias Amazônia