Vazamento de óleo atinge Rio Caeté, em Bragança.

07/05/2025 14:00
Vazamento de óleo atinge Rio Caeté, em Bragança.

Nesta segunda-feira, 7, um vazamento de óleo atingiu o rio Caeté, em Bragança. Segundo o portal G1, a mancha de óleo vazou de um barco, tem 10 quilômetros de extensão no rio e chegou a uma reserva extrativista, ameaçando espécies marinhas locais.


O óleo era do tanque do barco de pesca que virou quando era abastecido com gelo e estava atracado em um trapiche, estrutura de madeira usada para acessar as embarcações. Havia cerca de 20 mil litros de óleo no tanque da embarcação. 


As autoridades avaliaram soluções a serem adotadas, como contratação de empresa para conter o óleo e fazer a flutuação do barco, que está, em parte, submerso, afirma a reportagem do G1.


Uma das ações emergenciais feitas foi inserir esponja de contenção para "sugar" o óleo da superfície e impedir que ocorra mais vazamento. Mas o óleo que já vazou segue no rio e estava na área da Vila Bacuriteua, distante 10 quilômetros do local onde o barco virou. O rio Caeté desemboca no Oceano Atlântico.


A Marinha do Brasil informou que medidas administrativas serão tomadas para responsabilizar o proprietário da embarcação, que poderá ser autuado por crime ambiental.


Créditos da imagem: Reprodução redes sociais.

YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356 

Mais matérias Amazônia