Filme premiado “Manas” retrata realidade paraense impactante

05/05/2025 12:00
Filme premiado “Manas” retrata realidade paraense impactante

O jornal O Globo fez uma visita à Ilha do Combu, que foi cenário para o filme “Manas”, que estreia dia 15 de maio nos cinemas. Com Dira Paes no elenco, O Globo destaca que, embora encha a tela com a exuberância da região amazônica, o longa é um soco no estômago ao tratar do abuso infantil baseado em histórias reais.


O filme é dirigido por Marianna Brennand, que se inspirou na trajetória de meninos e meninas de comunidades ribeirinhas que, incentivados pelos pais com dificuldades financeiras, sobem em barcos atracados para vender frutas típicas da região e viram presas fáceis. Muitas vezes, em troca de um prato de comida ou de um mísero pacote de macarrão.


Dessa triste realidade, surgiu a ficção “Manas”, rodada a partir de relatos de famílias, assistentes sociais e demais profissionais que atuam no combate à violência na região amazônica.


A história gira em torno de Marcielle (a paraense Jamilli Correa, numa estreia arrebatadora como atriz), uma menina de 13 anos, que sofre abuso sexual do pai (vivido pelo ator Rômulo Braga) e numa dessas tais balsas. Até que decide confrontar a engrenagem violenta que rege sua família e as mulheres da sua comunidade.


Com mais de 20 prêmios, “Manas” é um filme que retrata uma dura e complexa realidade, mas que precisa ser escancarada. 


Créditos da imagem: Divulgação.

YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356 

Mais matérias Amazônia