O jornal Folha de S. Paulo publicou reportagem sobre uma megaoperação do Ibama contra o desmatamento ilegal, que gerou revolta nos ruralistas paraenses.
Segundo a Folha, o governador Helder Barbalho reagiu e acionou o Palácio do Planalto.
Acompanhado de representantes do agronegócio e outros políticos, ele se reuniu com a ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, para tentar contornar a situação.
O Governo do Pará defende que "não se opõe à fiscalização ambiental" e que apoia a adoção de “medidas forte impacto socioeconômico que sejam adotadas com base em critérios técnicos e análise individualizada".
A declaração segue afirmando que a intenção é "evitar que decisões generalizadas comprometam produtores regulares ou com processos de regularização fundiária em andamento".
Para avaliar a situação, a Secretaria de Relações Institucionais respondeu que vai se reunir com a diretoria do Ibama e o Ministério do Meio Ambiente.
O conflito vem na esteira de um cenário classificado como “pré COP30”, onde o equilíbrio entre as forças é essencial para o sucesso da conferência.
Créditos da imagem: Agência Brasil
Nossas Redes:
YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356