Terremotos na Venezuela: número de desaparecidos pode passar de 40 mil.
Mortos sobem para 188, disse presidente do Congresso do país. Levantamento do Serviço Geológico dos EUA informa que o número de mortes pode ser entre dez e cem mil.
Subiu de 164 para 188 o número de mortos na Venezuela devido aos dois terremotos que atingiram o país no início da noite desta quarta-feira, 24.
A atualização foi divulgada por Jorge
Rodríguez, presidente do Congresso Nacional e irmão da presidente
Delcy Rodríguez.
Segundo ele, passa de 1.500 o número
de pessoas hospitalizadas. Essa quantidade, no entanto, tende a ser
bem maior dos que a divulgada até o momento.
Desaparecidos
De acordo com o site Desaparecidos Terremoto Venezuela,
criado pela sociedade civil para reunir informações extraoficiais
sobre vítimas, há mais de 40 mil pessoas desaparecidas.
Na
plataforma, a população pode inserir dados sobre desaparecidos como
idade, sexo, estado civil e a cidade onde mora.
O
governo venezuelano não disponibilizou nenhuma ferramenta deste tipo
até o momento e não tem uma estimativa de desaparecidos.
Segundo
levantamento feito pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos
(USGS), o número de mortes pode variar entre 10 mil e 100 mil.
O
cálculo da entidade leva em consideração a população exposta em
áreas atingidas e precariedade das construções.
Tragédia
Os
dois terremotos, de magnitude de 7,5 e 7,2, causaram grande
destruição no litoral de Morón, que fica a 160 km de Caracas,
capital do país. A região pertence ao estado de La Guaira, o mais
afetado pelos tremores.
Prédios, casas e outras
edificações desabaram.
Segundo
a imprensa local, oito hospitais foram afetados e os pacientes
tiveram de ser transferidos para outras instituições.
Brasil
Os
terremotos na Venezuela foram sentidos em algumas cidades da Região
Norte do Brasil, segundo informações do Serviço Geológico do
Brasil (SGB).
Os
tremores atingiram Belém (PA), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Macapá
(AP) e alguns municípios próximos a essas cidades.
Magnitude
Marcos
Ferreira, geofísico e pesquisador do SGB, disse que as magnitudes de
7,2 e 7,5 são consideradas muito elevadas.
“(Esses
valores) indicam a liberação de uma enorme quantidade de energia.
Além disso, quanto mais rasos os sismos, maior potencial e impacto,
pois a energia chega de forma mais direta e rápida à superfície.”
Com
informações e imagem: Agência Brasil
Crédito imagem: reprodução X
