Sorvetes paraenses estão na lista de produtos mais vulneráveis ao tarifaço de Trump
A Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizou uma pesquisa, obtida pelo jornal O Globo, que mapeia os produtos brasileiros mais vulneráveis ao tarifaço de Trump.
A lista é extensa. Mas, dentre os produtos, está o sorvete paraense, uma das iguarias da região. Segundo a pesquisa, o produto responde por 94,8% de dependência do mercado americano para exportações.
Outros produtos também são destaques pela dependência ao mercado americano. Por exemplo, a água de coco corresponde a 90% de dependência no Ceará, Paraíba e Bahia.
O sebo de boi, utilizado em produtos de higiene, limpeza e cosméticos, correspondeu a 100% de dependência em seus estados brasileiros: São Paulo, Goiás, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. Em Tocantins, o número é de 96,9%.
Calçados, mel in natura e café em grão não torrado também integram a lista de produtos vulneráveis, segundo O Globo.
Além disso, a exportação da castanha-do-pará está ameaçada no Amazonas, pois a porcentagem de dependência é de 68,8%.
O estudo propõe também mercados que podem ser o destino das exportações. Por exemplo, são citados os países Colômbia, Argentina, Malásia, Sérvia, Itália, Índia e Singapura para alguns produtos em específico.
O levantamento divulgado pelo O Globo mostrou que os estados do Ceará, São Paulo e Santa Catarina são os estados mais afetados pelo tarifaço.
Créditos da imagem: Agência Pará.
