#

Quaest: 56% dos brasileiros não confiam no STF; veja resultado da pesquisa

Índice de desconfiança aumentou dez pontos percentuais desde agosto; pesquisa foi realizada em meio à crise envolvendo ministros do Supremo

A confiança dos brasileiros no Supremo Tribunal Federal (STF) apresentou uma queda significativa em setembro, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (14). O levantamento mostra que 56% dos entrevistados afirmam não confiar na Corte, dez pontos percentuais a mais do que o registrado em agosto.

O percentual dos brasileiros que dizem confiar muito no STF também recuou. Em agosto, esse grupo representava 18% dos entrevistados. Agora, são 9%. Já aqueles que afirmam confiar pouco passaram de 33% para 30%.

Outros 5% disseram não saber ou preferiram não responder.

STF tem avaliação pior que Presidência e Congresso

O levantamento também comparou a percepção da população sobre diferentes instituições. Atualmente, o STF registra um índice de desconfiança maior do que o observado em relação à Presidência da República e ao Congresso Nacional.

No caso da Presidência, 41% afirmam não confiar, enquanto 34% dizem confiar pouco e 22% afirmam confiar muito. Outros 3% não souberam ou não responderam.

Entre os entrevistados que avaliaram o Congresso, 46% disseram não confiar na instituição. Outros 44% afirmaram confiar pouco e 7% declararam confiar muito. Nesse caso, 3% não responderam.

Segundo os dados da pesquisa, tanto a Presidência quanto o Congresso apresentaram melhora na avaliação da população, enquanto a percepção sobre o STF piorou.

Pesquisa ocorre durante crise no Supremo

O levantamento foi realizado em um momento de tensão entre integrantes do STF. A crise ganhou força após a divulgação de mensagens atribuídas ao empresário Daniel Vorcaro e ao ministro Alexandre de Moraes.

Após a repercussão do caso, o ministro André Mendonça determinou a retirada do sigilo do processo. A medida ampliou o conflito entre os integrantes da Corte, e Moraes posteriormente solicitou uma investigação contra Mendonça por suposto abuso de autoridade.

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, marcou para esta terça-feira (15) uma sessão para analisar a possibilidade de abertura de uma investigação envolvendo Moraes. O caso relacionado a Mendonça será analisado em 23 de setembro.

Como foi feita a pesquisa

A Quaest entrevistou 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, presencialmente, entre os dias 10 e 13 de setembro.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

O levantamento foi contratado pelo grupo Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03607/2026.


Foto: ASCOM/STF




YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico
Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356

Back to top button
Voltar para o topo