Projetos da UEPA levam dança, musculação e avaliação neurológica para pacientes com Parkinson
Um projeto desenvolvido pelo curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (UEPA), leva os inúmeros benefícios da dança aos pacientes com Parkinson.
É o projeto Flui Parkinson, que reúne uma turma de dez pacientes, na faixa etária entre 50 e 80 anos, com diagnóstico da doença de Parkinson, para gerir os sintomas através da dança.
O projeto usa principalmente danças amazônicas para administrar a rigidez muscular e a lentidão de movimentos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Outro projeto que tem como foco os pacientes diagnosticados com Parkinson, é o Exercício Físico Resistido para Pessoas com Doença de Parkinson, com foco no exercício resistido, geralmente associado à musculação.
Atualmente, o projeto está na fase de captação de novos voluntários que tenham laudo com diagnóstico de doença de Parkinson e estejam fazendo uso das medicações receitadas. Os interessados em participar dessas atividades de musculação devem ter disponibilidade às terças e quintas-feiras, a partir das 8h.
Outro projeto também desenvolvido na UEPA é o NeuroForça, que foca nas melhorias cognitivas, como memória espacial, de aprendizagem, recente e tardia.
As atividades do projeto NeuroForça ocorrem às terças e quintas-feiras, no Laboratório de Resistência de Saúde (Leres), no horário das 15h às 17h, caso voluntários queiram se inscrever.
Com informações e imagem: Agência Pará.
