PL do licenciamento ameaça a mata atlântica brasileira, afirmam empresários e ambientalistas
A Folha de S. Paulo publicou uma reportagem sobre o PL que propõe a flexibilização do licenciamento ambiental, e a posição de empresários e ambientalistas.
Segundo o jornal, o deputado Zé Vitor, delator do PL, recebeu uma nota assinada pelo grupo indicando preocupação em relação a Mata Atlântica brasileira.
Durante a tramitação do projeto no Senado, foi incluída na proposta a revogação de trechos da lei da mata atlântica que tratam especificamente da vedação ao desmatamentodas áreas de floresta primárias e secundárias, as mais preservadas deste bioma.
Esse trecho em específico preocupou os empresários e ambientalistas. "Essa alteração representa enorme ameaça ao bioma e ao crescimento exponencial do desmatamento. Coloca em risco os remanescentes florestais mais importantes da mata atlântica", diz o documento.
O documento afirma ainda que a lei da mata atlântica foi responsável por uma queda de 80% nos índices de desmatamento neste bioma: de 110 mil hectares ao ano, antes da aprovação da legislação (em 2006), para menos de 15 mil hectares, uma redução de 80%.
O apelo dos empresários e ambientalistas é para que o relator rejeite o dispositivo, com a intenção de diminuir as taxas de desmatamento na mata atlântica e reafirme o compromisso brasileiro com a responsabilidade ambiental.
O projeto deve ser votado nesta semana na Câmara dos Deputados.
Créditos da imagem: Agência Brasil.
