Morte é confirmada por doença de Chagas em Ananindeua
Três casos foram confirmados e sete estão em investigação
Foi confirmado pelo município de Ananindeua a morte de um homem de 26 anos em decorrência da doença de Chagas.
Segundo informações obtidas pelo portal G1 Pará, o município confirma outros três casos e investiga sete ocorrências.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a morte ocorreu em uma unidade de saúde fora de Ananindeua e que aguarda a complementação de informações clínicas e laboratoriais para o fechamento epidemiológico do caso.
Como medida preventiva, a Secretaria interditou um ponto de venda de açaí, e notificou outros estabelecimentos que comercializam o produto sem o selo sanitário.
Como identificar a doença de Chagas
A Doença de Chagas é geralmente transmitida pelo consumo de açaí contaminado com o inseto barbeiro. Tal contaminação acontece quando o açaí é batido sem passar pelos processos corretos de higienização.
A Secretaria recomenda que só sejam consumidos produtos com o selo sanitário. Em casos de febre persistente, fraqueza ou mal-estar após consumir alimentos suspeitos, procurar imediatamente uma unidade de saúde.
Créditos da imagem: Agência Brasil.
