Mineração ilegal de ouro: PF e MPF cooperam em operação internacional na fronteira amazônica.
A Polícia Federal e o Ministério Público atuaram em uma operação internacional, que visa combater a mineração ilegal de ouro na fronteira amazônica entre Brasil, Guiana Francesa, Guiana e Suriname.
A operação, chamada Guiana Shield, executou 24,5 mil inspeções pessoais e veiculares, principalmente do lado estrangeiro. No Brasil, houve 669 abordagens, 375 vistorias em veículos e 36 em embarcações.
O principal objetivo da operação foi fortalecer a cooperação jurídica e policial entre os quatro países, com a força para extinção do garimpo ilegal e do fluxo de mercúrio - produto amplamente utilizado na prática do garimpo.
No Brasil, foram cumpridos mandados de prisão por crime sexual e por tráfico de drogas, além da apreensão de um barco utilizado na pesca ilegal.
A operação também resultou na apreensão de mais de US$ 60 mil (aprox. R$ 320 mil) em mercúrio, na Guiana e no Suriname, escondido em painéis solares.
A operação resultou na apreensão de equipamentos usados no garimpo ilegal, como bombas hidráulicas, mantas e armas de fogo, além de rádios de comunicação, medicamentos falsificados, álcool e cigarros.
Com informações e imagem: Polícia Federal.
