#

Em OESTADONET: Justiça decreta prisão temporária de advogado suspeito de matar companheira em Santarém.

Wrandle Leal poderá ser transferido para Belém caso defesa requeira sala de estado-maior, inexistente na penitenciária de Cucurunã.

A Justiça decretou a prisão temporária de 30 dias do advogado Wlandre Gomes Leal, suspeito do feminicídio de sua companheira, Tainá Yarina dos Santos Cardoso, de 29 anos.


A decisão foi proferida pelo juiz Sidney Pomar Falcão durante audiência de custódia realizada na manhã desta segunda-feira, 20, no Fórum de Santarém, oeste do Pará.

A medida cautelar é prorrogável por igual período e, ao término do prazo, a situação processual do investigado será reavaliada com base nos avanços do inquérito policial.

 

O advogado poderá ser transferido para um estabelecimento prisional em Belém.

A transferência poderá ocorrer porque a penitenciária do Cucurunã não dispõe de Sala de Estado Maior, prerrogativa profissional assegurada por lei a advogados privados de liberdade antes de eventual condenação definitiva.

Mas a transferência só será analisada pela Vara de Execuções Penas se houver pedido formal da defesa de Wrandle Leal para que o mesmo fique custodiado no interior de uma sala de estado-maior.

Caberá, então, à justiça determinar onde o suspeito aguardará preso as investigações.

 

A Polícia Civil de Santarém segue no levantamento de provas sobre a morte de Tainá, ocorrida na noite de domingo, 19, no apartamento do casal, localizado na Avenida Magalhães Barata, no bairro Aparecida.

Wlandre alega que a companheira cometeu suicídio e que ele teria sofrido lesões ao tentar impedi-la, versão rebatida pela investigação inicial.

Em entrevista coletiva, o delegado José Kleidson Castro afirmou que análises no local do crime e contradições temporais sustentaram a autuação em flagrante por feminicídio.

"A perícia e os depoimentos revelaram indícios de que não houve um mero suicídio. O sangue no local já estava parcialmente seco no momento em que o socorro chegou, embora o Samu tenha levado menos de cinco minutos para atender ao chamado”, disse

“Além disso, a natureza do ferimento na vítima é incomum para casos de suicídio e a largura da lesão era incompatível com a faca apresentada", detalhou o delegado, confirmando que apenas o casal estava no apartamento no momento do fato”, acrescentou.

Em nota oficial publicada nesta segunda-feira, 20, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Santarém manifestou pesar pela morte de Tainá Yarina e prestou solidariedade aos familiares, reafirmando seu compromisso no combate à violência contra a mulher. 

 

A instituição informou que acompanha o caso exclusivamente no âmbito de sua competência institucional, para assegurar o cumprimento das prerrogativas da advocacia e as garantias constitucionais do devido processo legal, sem emitir juízo de valor sobre a responsabilidade criminal do investigado.

 

A família de Tainá Yarina dos Santos Cardoso, representada pelo escritório Teixeira e Tapajós Advocacia, pediu respeito à sua memória e privacidade, solicitando que a população evite especulações e julgamentos precipitados.

 

Em nota, os advogados dos familiares ressaltaram que confiam na condução técnica e imparcial das autoridades policiais e do Judiciário para que a verdade dos fatos seja esclarecida e o responsável devidamente punido.


Com informações: www.oestadonet.com.br

Crédito imagem: Reprodução

 

 






YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico
Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356

Back to top button
Voltar para o topo