EM OESTADONET: Hana Ghassan entrega primeira Usina da Paz do Baixo Amazonas.
Governadora assina ordem de serviço para asfaltar 22 km de vias. Eventos marcam comemorações pelo aniversário de fundação da cidade, celebrado dia 22 de junho
De
Santarém
Santarém,
no oeste do Pará, ganhou um presente histórico logo após celebrar
seus 365 anos de fundação.
Nesta terça-feira, 23, a
governadora Hana Ghassan, em companhia do ex-governador Helder
Barbalho, inaugurou a primeira Usina da Paz do Baixo Amazonas,
marcando a chegada de um dos maiores investimentos sociais já
realizados na região.
“Este é um local de
oportunidades para toda a população”, afirmou a chefe do
executivo estadual ao conceder entrevista à imprensa.
Presentes à solenidade o prefeito Zé Maria Tapajos, os deputados federais Henderson Pinto e Airton Faleiro, o secretário regional de governo Junior Tapajós, o ex-prefeito Nélio Aguiar, vereadores, secretários municipais de Santarém e prefeitos dos municípios da região Oeste.
Hana também assinou a ordem de serviço para o início das obras do programa “Asfalto Por Todo o Pará” em Santarém. A ação, realizada em parceria com a prefeitura, prevê a pavimentação de 22 quilômetros de vias urbanas.
A implantação da Usina da Paz em Santarém contou com forte articulação política do deputado federal Henderson Pinto, que há anos defende investimentos voltados ao desenvolvimento social e à melhoria da qualidade de vida da população.
Reconhecido pelo incentivo a iniciativas de capacitação e empreendedorismo, o parlamentar também é idealizador do projeto Prosperar Beleza, que oferece qualificação profissional gratuita para mulheres na área da beleza, promovendo autonomia financeira e inclusão produtiva.
Durante a inauguração, Henderson destacou a importância da união de esforços para garantir a chegada do equipamento ao município.
“Essa é uma conquista construída com muita articulação e parceria, um trabalho que fizemos junto com o ex-governador Helder e com a governadora Hana. E eu faço questão de compartilhar esse momento com vocês porque essa também é uma conquista que o nosso mandato ajudou a trazer para Santarém”, disse.
A
nova unidade da Usina da Paz, instalada na Avenida Pirelli, próximo
à Rodovia Fernando Guilhon, concentrará mais de 70 serviços
gratuitos voltados às áreas de saúde, educação, assistência
social, cultura, esporte, lazer e capacitação profissional.
Além
dos cursos, o complexo conta com biblioteca, brinquedoteca, quadras
esportivas, academia, salas multiuso e espaços destinados ao
desenvolvimento de atividades culturais e comunitárias. O acesso aos
ambientes será gratuito.
A expectativa é de que o espaço beneficie não apenas moradores de Santarém, mas também populações de municípios vizinhos. As inscrições para os cursos profissionalizantes começam nesta terça-feira, 24, informou a governadora do estado.
Com
a entrega da estrutura, o Pará passa a contar com 32 Usinas da Paz
em funcionamento.
O modelo, considerado referência nacional em
cidadania e prevenção à violência, reúne em um único local
diversos atendimentos destinados a ampliar oportunidades e fortalecer
a inclusão social.
Para a governadora Hana Ghassan, a inauguração simboliza um marco importante para a cidade. Segundo ela, o complexo representa um investimento direto na qualidade de vida da população e na ampliação do acesso a políticas públicas.
O espaço contará com consultórios médicos e odontológicos, emissão de documentos, cursos profissionalizantes, reforço escolar, atividades esportivas, oficinas culturais e diversos programas voltados ao desenvolvimento humano e social.
Criadas
dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), as Usinas da Paz
têm como missão aproximar os serviços públicos das comunidades,
ampliar o acesso à cidadania e contribuir para a redução dos
índices de violência.
Desde 2021, as unidades já
realizaram mais de 14 milhões de atendimentos em todo o estado.
A
construção da Usina da Paz de Santarém teve início em 2023,
resultado de uma parceria entre o Governo do Pará e a empresa Alcoa,
por meio do Programa Estrutura Pará.
Durante as obras,
cerca de 320 empregos diretos e indiretos foram gerados, contribuindo
para o fortalecimento da economia local.
Segundo o presidente da Alcoa no Brasil, Daniel Santos, o empreendimento representa um legado social para as futuras gerações.
“A Usina da Paz é um dos maiores investimentos sociais da Alcoa no país e reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades”, afirmou.
Asfalto para Santarém e municípios da região Oeste
A
governadora Hana Ghassan assinou nesta manhã a ordem de serviço
para o início das obras do programa “Asfalto Por Todo o Pará”
em Santarém.
A ação, realizada em parceria com a
prefeitura, prevê a pavimentação de 22 quilômetros de vias
urbanas, além de serviços de drenagem, terraplenagem, meio-fio e
sinalização.
Serão mais 22 quilômetros de
pavimentação para Santarém, Mojuí dos Campos, Alenquer, Óbidos,
Jacareacanga, Belterra e Placas.
A
iniciativa busca melhorar a mobilidade, a segurança viária e a
qualidade de vida da população. Esta nova etapa do programa prevê
mais de 500 quilômetros de pavimentação urbana em todo o Estado.
Desde 2020, o Governo do Pará já entregou mais de 2 mil
quilômetros de asfalto em municípios paraenses.
Com
informações e imagem:
www.oestadonet.com.br
