O jornal Folha de S. Paulo publicou nesta quarta-feira, 30, sobre a negociação que o Governo Federal quer firmar com a rede hoteleira de Belém.
Com a disparada dos preços cotados no período da COP30, o governo Lula quer fechar um acordo para que as empresas respeitem uma faixa de variação de preços, baseada no que é praticado durante o Círio de Nazaré.
Além das hospedagens, as autoridades já monitoram a variação de preços de passagens aéreas, que também devem ser negociadas pelo Governo, segundo a Folha.
Nesta quarta-feira, 30, integrantes do governo se reuniram, na capital paraense, com representantes do de hotéis para discutir os termos de um TAC (termo de ajustamento de conduta), mas não se chegou a um consenso sobre o assunto.
Uma minuta do termo traz a obrigação sobre o respeito a valores similares aos praticados no Círio, além de previsão de multa em caso de descumprimento, segundo relatos feitos à Folha por envolvidos na negociação.
Com relação à passagens aéreas, o governo já reuniu indícios de que os valores estão acima da variação normal do mercado —e também levando em conta a demanda para o Círio.
Créditos da imagem: Agência Belém.