#

Na BBC: “Se Lula não agir rápido na economia, o mercado vai castigá-lo duramente”, diz presidente do Eurasia Group

Sobre a vitória do petista, Ian Bremmer, fundador da maior consultoria de risco político do mundo, ficou surpreso. "Mas não chocado", diz. "O Brasil não é para amadores."

João Caminoto, de Paris para a BBC News Brasil


Um mês antes do primeiro turno, Ian Bremmer conversou com a BBC News Brasil e previa um leve favoritismo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dado o peso da máquina do governo.


As pesquisas viraram, Flávio Bolsonaro (PL) chegou ao segundo turno à frente em quase todos os levantamentos — e Lula, mesmo assim, virou o jogo no domingo, 25, e venceu por 4 milhões de votos.


Ian Bremmer, fundador e presidente do Eurasia Group, a maior consultoria de risco político do mundo, ficou surpreso. "Mas não chocado", diz. "O Brasil não é para amadores."


Na segunda entrevista à BBC News Brasil, feita horas depois do resultado do segundo turno, o cientista político faz uma avaliação crua do que vem pela frente. Os mercados reagiram mal, e Bremmer acha que a punição será severa se Lula não mudar o tom rapidamente.


O Congresso eleito é de maioria de direita. E o Supremo Tribunal Federal (STF), mergulhado na crise do escândalo do banqueiro Daniel Vorcaro, é um problema que Lula terá de enfrentar de frente — "um dano severo à democracia brasileira" se não o fizer. 


Sobre Flávio Bolsonaro, que inicialmente pediu a anulação da eleição antes de recuar, Bremmer não poupa palavras: "É patético. É o oposto de liderança".


E sobre a expectativa de que a vitória de Lula seja um símbolo global contra a direita, é cético. "Uma eleição não muda uma tendência". Bremmer também é direto sobre a idade de Lula, que completa 81 anos nesta terça-feira, 27.


"Eu não acho que um homem de 81 anos deveria estar dirigindo um país tão importante quanto o Brasil."


Confira os principais trechos da entrevista aqui:
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cvglw5x8760ro





Com informações: www.bbc.com/portuguese

Crédito imagem: Reuters, via BBC News Brasil







YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico
Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356

Back to top button
Voltar para o topo