#

Com o desafio de ser reeleita em outubro, Hana Ghassan assume o governo do Pará.

Após transmissão do cargo, governadora anuncia convocação de policiais, construção de creches e nova Usina da Paz

Primeiro tempo
Começou o jogo. O cálculo político-eleitoral de Helder Barbalho, de entrar para a história do Pará como o primeiro governador eleito (e reeleito) sendo filho de um ex-governador e elegendo sua sucessora, qual o pai em primeiro mandato, chegou na alvorada da sua hora decisiva.


A técnica experiente e leal que o acompanha desde que fora eleito prefeito de Ananindeua, em 2004, talvez jamais tenha pensado ou sonhado com este cargo e momento. Mas assim é a vida e os desígnios dela.


Vice
Hana Ghassan é servidora pública concursada há 36 anos, foi eleita vice-governadora em 2022, ao lado de Helder Barbalho, que deixa o cargo após dois mandatos. A governadora atuou como secretária de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) antes de ser vice-governadora do Pará.


A aposta de Helder em reeleger-se numa “chapa pura” em 2022, com uma técnica que jamais disputara uma eleição, surpreendeu meio mundo político, que apostava no deputado Chicão como a escolha natural do governador.


Desde então, diplomada e empossada vice-governadora, Hana Ghassan assumiu o protagonismo de “capitão do time” e entendeu que tudo se encaminhava, de acordo com o cálculo do padrinho Helder, para que a data histórica para si e seu estado natal, se confirmasse na tarde de quinta-feira, 02 de abril de 2026.


Desafios
Até o primeiro domingo de outubro, e caso haja um 2º turno três domingos depois, a governadora terá de vencer uma corrida de obstáculos para, ao cabo e ao fim, ter a chance de consagrar-se em definitivo, muito provavelmente com Helder já tendo sido eleito senador da República e escrevendo seu nome como o político mais bem-sucedido da sua geração em solo paraense.


A posse
O Governo do Pará promoveu a cerimônia de transmissão de cargo em solenidade realizada no Hangar Centro de Convenções, diante de dezenas de integrantes da base de apoio do grupo político do governador que se despedia, entre outras centenas de convidados compostos por demais autoridades e integrantes da população paraense.


Mensagem
“Não tenho nenhuma dúvida de que você está preparada para liderar o futuro do Pará e fazer ainda mais pelos paraenses. Que Deus possa te permitir essa caminhada”, afirmou Helder na transmissão


Por vir
Ao assumir o comando do Executivo estadual, Hana Ghassan anunciou a implantação da 27ª Usina da Paz, esta em Tomé-Açu, a construção de creches em diferentes municípios e a convocação de 1.400 policiais militares e 745 bombeiros a partir deste mês de abril.


A governadora também prometeu reforçar a continuidade dos investimentos em áreas estratégicas como saúde, segurança pública, educação e infraestrutura em todo o Pará.


Segurança

Em seu primeiro discurso após a transmissão do cargo, Hana o iniciou afirmando que, a partir deste mês de abril, o estado irá convocar os novos policiais militares e os mais 700 novos bombeiros. “Nós temos um estado sólido, com as contas em dia, o que nos permite avançar com investimentos em todas as áreas.”


Saúde
A saúde foi apontada como prioridade central da nova gestão, com destaque para a área materno-infantil.


"Estamos sendo capazes de entregar cinco hospitais materno-infantis este ano. Quero dizer a vocês: a saúde será a minha prioridade absoluta, especialmente a saúde materna. Quando cuidamos de uma mãe, a família toda muda", afirmou Hana.


Educação

Em sua última fala no cargo, Helder Barbalho falou sobre a evolução dos indicadores educacionais. “Quando chegamos, éramos o penúltimo lugar na educação básica do Brasil. Hoje somos o sexto melhor e tivemos a maior evolução da educação da história do país. Tenho profundo orgulho dessa transformação.”


Infraestrutura

Outro tema destacado pelo governador que se despedia, foi o que classificou como “o maior programa de obras viárias da história do Estado".

“Foram mais de 3.000 quilômetros de novas estradas entregues e 741 pontes de concreto construídas, reduzindo distâncias, diminuindo custos de produção e levando dignidade à população do interior do Pará”, disse ele.


Novos investimentos

Hana Ghassan anunciou uma série de ações imediatas para diferentes regiões do Estado, e também anunciou inovação na proteção às mulheres.


“Vamos lançar o programa SOS Mulher, uma tecnologia única no Brasil para proteger nossas mulheres. A violência precisa acabar, e nós estamos trabalhando para isso.”


Compromisso
Ao assumir o cargo, ela destacou o simbolismo e a responsabilidade da função, reforçando seu compromisso com todas as regiões. “Vamos trabalhar pelos 144 municípios do Pará, sem exceção, com respeito e resultado. O Pará é um estado que não deixa ninguém para trás.”


Vitória
Para Hana e Helder, sobretudo em relação à aposta do segundo na primeira, não há outra opção, é “vencer ou vencer”, qual o bordão do narrador Galvão Bueno.


Com informações e imagem: Agência Pará





YouTube - @podcastdoamazonico
Instagram - @doamazonico
Facebook - O Amazônico
Toni Remigio
Fale conosco:
E-mail: contato@oamazonico.com.br
WhatsApp - Telegram: 91 98537-3356

Back to top button
Voltar para o topo