Abusadores não param: PF deflagra mais uma operação contra crimes de exploração sexual infantil
Ação resultou em três prisões em flagrante e na apreensão de equipamentos eletrônicos.
No mundo de Jeffrey Epstein, após notícias sobre um CPF ativo em nome do “monstro de Wall Street”, os vazamentos de emails e etc sobre os crimes daquele ser humano abjeto chocam e impressionam pelo que já foi descoberto.
As evidências do que se sabe até agora trata, além da pedofilia, em atos canibalismo. Enquanto isso ou concomitante, outros lobos em peles de cordeiros continuam atacando na calada da noite e no submundo da esgotosfera da internet.
E não é diferente nos quatro cantos do Pará. Uma moléstia composta por bestas vaga pela Terra, afinal. Nas sombras.
Aos fatos
Com o nome de Strix Virgata IV e o objetivo de coibir práticas relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes - especialmente o armazenamento de conteúdo sexual infanto-juvenil -, a Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira, 12, uma nova operação, e que não é a primeira de 2026. Longe disso.
Sudeste
do PA
Durante a ação, três indivíduos foram presos em
flagrante. Os federais cumpriram mandado de busca e apreensão no
município de Santana do Araguaia, ocasião em que foram apreendidos
aparelhos eletrônicos utilizados na prática criminosa.
Flagrante
Os
três investigados foram presos em flagrante por manterem armazenado
material de abuso sexual infantojuvenil em dispositivos eletrônicos.
A ordem judicial foi expedida pela Subseção da Justiça Federal em
Redenção.
Perícia
As investigações prosseguem com a análise do material apreendido, que será submetido à perícia criminal de informática, com o objetivo de esclarecer a atuação dos investigados e de identificar possíveis vítimas e outros envolvidos.
Alerta e nomenclatura
A PF faz um alerta: De acordo com a corporação, embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado na legislação brasileira (Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o mais adequado é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”.
Justificativa
O
entendimento, segundo a PF, é que estas nomenclaturas ajudam a dar
dimensão da violência infligida às vítimas desses crimes tão
devastadores.
Responsabilidade
dos pais
Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e
responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus
filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos
sexuais.
Mundo
virtual: perigo
Conversar abertamente sobre os perigos do
mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e
aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades
online dos jovens são medidas essenciais de proteção.
Atenção
Estar
atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou
segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a
identificar situações de risco.
Ação
É
igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir
diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que
podem e devem procurar ajuda.
Prevenção
A
prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o
bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua
sendo um instrumento capaz de salvar vidas.


Com informações e imagens: Ascom PF/PA
